top of page

Imigrante alemão, Sr. João Wesp chega ao Brasil trazendo consigo a fórmula do medicamento "Essência de Vida", que fabricava anteriormente na Alemanha ao lado do colega Dr. J. Spanger.

 

A eficiência da fórmula vem da combinação de duas das sete ervas distintas, com resultados terapêuticos amplamente reconhecidos na medicina tradicional europeia. pelo seu uso tradicional.

 

O Sr. João Wesp, ao lado da família, passou seus primeiros anos no Brasil focado em aprimorar a receita da essência de vida e captar recursos para a criação de seu próprio laboratório.

img_1911.png

1911

CHEGADA AO BRASIL

1912

FABRICAÇÃO TRADICIONAL

A produção inicial do medicamento era completamente artesanal, utilizando um processo de envelhecimento em barris de carvalho.

 

O Sr. João Wesp, ao lado da família, embalava a essência de vida em sua própria residência e percorria as colônias alemãs do interior do estado, vendendo de casa em casa

img_1912.png
img_1916.png

1916

O LABORATÓRIO

Em 1916 é inaugurado o Laboratório Wesp, na Rua Conde de Porto Alegre, onde permaneceu até dezembro de 2013, quando foi transferido para o Município de Canoas. no mesmo local em que está situado até hoje.

 

Acompanhando o crescimento da marca ao longo dos anos o laboratório foi ampliado também expandiu, e hoje possui uma área construída de 2.400m².

1919

O SURGIMENTO DA OLINA

1919 foi o ano em que o produto foi comercialmente registrado. Embora fosse amplamente conhecido como Essência de Vida, era necessário algo a mais para torná-lo único.

 

Assim o Sr. João Wesp decidiu homenagear sua terra natal e batizar o medicamento de Olina, um nome feminino tradicional na Alemanha e semelhante ao nome de sua querida irmã, a Lina.

img_1919.png
img_genialidade.png

A GENIALIDADE

DE JOÃO WESP

Mesmo após o grande crescimento da marca, o Sr. João Wesp supervisionava pessoalmente todas as etapas de fabricação da Olina.

 

Ao longo dos anos, o mesmo desenvolveu novas técnicas de extração que foram mantidas em absoluto segredo por 3 gerações. Sem nunca perder o foco do principal produto, a paixão por inovação do Sr. Wesp o levou a pesquisar e lançar diversos outros produtos na área da saúde e bem-estar.

img_importancia.png

A IMPORTÂNCIA

DA FAMÍLIA

A força e a união da família foi um dos principais impulsionadores para o sucesso da Olina.

 

Os filhos dos Wesp não deixaram a produção de lado com a evolução da empresa, muito pelo contrário, buscaram especialização em farmacologia em suas formações qualificação e participaram ativamente em todos os setores de produção.da empresa.

 

Em uma época onde a participação da mulher no mercado de trabalho ainda atraía olhares reprovadores, o Laboratório Wesp não só lhes oferecia essa oportunidade como empregava preferencialmente profissionais femininas.

img_mantendo.png

MANTENDO

O BEM-ESTAR NATURAL

Com a conquista de novos mercados em Santa Catarina e Paraná, ampliou-se a produção ao ponto de se ultrapassar os 100.000 litros de armazenamento de Olina. (em adega própria, pois o método tradicional requer envelhecimento nos barris de carvalho).

img_fim.png

O FIM DE UM CAPÍTULO

O COMEÇO DA HISTÓRIA

Sr. João Wesp faleceu pouco antes da empresa completar 50 anos.

 

Sua viúva e o filho Alfredo Wesp deram continuidade ao legado, investindo cada vez mais em qualidade e eficiência.

img_pioneira.png

PIONEIRA

GAÚCHA

A Olina é o primeiro medicamento do Rio Grande do Sul a ser registrado em cartório.

 

O documento original está exposto no Museu da Farmácia, localizado na Faculdade de Farmácia na Av. Ipiranga, em Porto Alegre.

bottom of page